sábado, 16 de abril de 2011

... Aprendi com os passarinhos.



" ... Aprendi com os passarinhos.

Ah! Bentinho, tu não sabe o que é a gente estar sozinho na caatinga, ficar debaixo de um pé de imbuzeiro, na fresca, e ouvir um bicho deste abrir o bico no mundo. Só mesmo coisa de Deus. Aquilo vai dentro. Tu nunca ouviste uma juriti pela boca da noite cantando. Dá nó na garganta. Eu posso dizer que aprendi com os passarinhos. Quando o bichinho pára e a gente vem andando de caminho afora, a coisa fica no ouvido, fica guardada dentro da gente. Depois o cantador pega da viola, manda os dedos nas cordas e canta, Bentinho, muita vez eu estava no corte do facheiro para o gado. A sêca está solta no mundo. O sertão pegando fogo. E eu de foice na mão pra o serviço. O céu é uma cor só, azul, azul, que não acaba mais. Eu paro. Fico de um lado olhando as coisas. Tudo parado, os gravetos, tudo sêco. Pois, menino, aí me vem uma vontade de pegar a viola e tocar. Você chega a escutar os gravetos se partindo, estalando, como um bordão espichado. Vem uma vontade danada de cantar. Tudo aquilo pega a gente de jeito."


(José Lins do Rêgo - Livro: Pedra Bonita - Página 136 ou 160)

Nenhum comentário: